APRESENTAÇÃO
A parceria do XVIII Encontro Internacional Científico Otium com o III Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer configura-se como uma importante ação de internacionalização do PPGIEL na promoção da produção e divulgação do conhecimento acadêmico científico. Um desafio contínuo para essa pós-graduação que também comemora em 2024, os 35 anos do Centro de Estudos do Lazer e Recreação (CELAR) e os 18 anos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A Rede Otium (Associação Ibero-Americana de Estudios de Ocio) é uma associação internacional composta por 26 universidades, de nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Porto Rico, Portugal e Uruguai), empenhadas no desenvolvimento de ações de pesquisa, inovação, formação e difusão dos estudos de lazer, ócio, recreação e temáticas afins (tempo livre, cultura, turismo e desporto). Atua em prol da integração do saber, promovendo o diálogo entre diferentes universidades e instituições da Ibero-América, tendo em vista uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre os fenômenos do lazer, ócio e recreação. Motivo pelo qual o PPGIEL/UFMG, através de seus docentes e discentes, tem sido presente e atuante dentro desse coletivo que pela segunda vez escolhe a UFMG para sediar seu encontro anual.
Como estratégias para a consolidação da Associação, a Rede OTIUM propõe atividades que coadunam com as propostas da realização dos Colóquios do PPGIEL, como: a execução de Projetos conjuntos de formação, investigação, inovação e difusão; conceber e implementar sistemas integrados de informação e gestão do conhecimento; promoção e gestão da integração de novos membros e instituições para a Associação. Essas atividades tem possibilidade promover a presença da Rede OTIUM em eventos, fóruns e congressos de prestígio acadêmico científico, assim como sua participação em redes que potencializam a sua projeção e articulação internacional. A realização do encontro anual dos membros da Rede tem o objetivo de divulgar o conhecimento produzido nos países da Ibero-América, fortalecer as parcerias institucionais, bem como refletir sobre as ações desenvolvidas pela Associação.
Estes objetivos mobilizam as ações da Associação OTIUM que tem realizado o seu encontro anual de membros e instituições juntamente com um evento científico, organizado por uma das universidades associadas à Rede. Nesta ação, que tem a preocupação de construir e socializar conhecimentos sobre lazer, ócio, recreação e temas afins, a meta é consolidar uma abordagem interdisciplinar, assim como o Colóquio do PPGIEL. Nos 17 anos em que foi realizado, o evento percorreu diversos países e universidades da Iberoamérica (Brasil, Chile, Espanha, México, Portugal e Colômbia).
Para a realização do encontro em 2024, propusemos a junção dos eventos XVIII Encontro Rede OTIUM com o III Colóquio PPGIEL, abordando a temática: “Lazer, Decolonialidade e Desafios da Agenda 2030”. A escolha do tema engloba os princípios de responsabilidade acadêmico-cientifica junto a comunidade internacional para esse plano de ação para um mundo mais sustentável e resiliente. A agenda 2030 da ONU pauta o desenvolvimento sustentável, com metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos/as, fomentando um guia para governos, sociedade, empresas e universidades, na perspectiva da parceria global que deve orientar as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.
OBJETIVOS:
-
Ampliar e fortalecer o intercâmbio entre acadêmicos, profissionais e instituições interessadas em aprofundar conhecimentos sobre lazer e ócio na Iberoamérica;
-
Contribuir com o debate sobre lazer e ócio no âmbito da formação e da atuação profissional na área.
-
Refletir sobre lazer e ócio, a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.
-
Qualificar a produção acadêmico-científica no âmbito dos estudos sobre lazer e ócio.
-
Realizar e promover, no Brasil, um espaço de reflexão sobre debates e problemáticas contemporâneas nessa área de conhecimento perante a agenda 2030.